IV SNEA – Atas – Comunicações Orais

UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DO MOVIMENTO APARENTE DO SOL NO CONTEXTO DO PROJETO ANALEMA

Bianca Gellacic1, Vanessa Maira dos Santos2, Rodolfo Langhi3

1 UNESP Bauru/Departamento de Física, biancagellacic@hotmail.com

2 UNESP Bauru/Departamento de Física, vanmaira@yahoo.com.br

3 UNESP Bauru/Departamento de Física, rlanghi@fc.unesp.br

Apresentamos uma breve síntese do estudo de concepções alternativas quanto ao movimento aparente do Sol sob o contexto do projeto internacional intitulado Proyecto de observación conjunta “CONSTRUCCIÓN OBSERVACIONAL DE LA ANALEMA”. Segundo a literatura consultada, as concepções alternativas encontradas devem-se devido à falta de contato com o tema na escolarização básica dos entrevistados, esta por sua vez é justificada devido à falta de conteúdos de astronomia na formação dos professores em sua graduação. Ações nacionais vem sendo desenvolvidas no pais, porém não pudemos notar estes resultados, visto que são a longo prazo e ainda muito centralizados e escassos. Desenvolvendo a construção do analema, questionamos alguns visitantes do Observatório Didático de Astronomia da UNESP de Bauru em sua atividade de visitação pública, sobre o movimento aparente do Sol. Utilizando a metodologia da Análise de Conteúdo constatamos a persistência das concepções alternativas já estabelecidas pela literatura, e ainda pode-se verificar o desconhecimento por parte dos visitantes de atividades e medições desde tipo (pesquisas astronômicas realizadas na própria Terra com instrumentos simples). Este levantamento possibilitou ainda à equipe a estruturar e reelaborar as palestras e outras atividades referentes ao tema.

Palavras-chave: Educação em Astronomia; Espaços não formais de ensino; Análise do Conteúdo; Divulgação científica.


Trabalho Completo