IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

UMA PRÁTICA DE DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE SOLAR

Alessandro Chicarelli Pereira1, Lev Vertchenko 2

1 Sistema Servita de Educação/Escola Regina Pacis, alechicareli@hotmail.com

2 PUC Minas, vertchlev@gmail.com

O objetivo deste trabalho foi elaborar um material com ênfase em um experimento abrangendo a observação do Sol, que consiste em submeter uma bacia de fundo preto contendo água, à luz do Sol, e cronometrar o tempo que a água leva para sofrer uma variação ΔT na sua temperatura, nos permitindo fazer estimativas de grandezas que levam à conclusão da existência de fusão nuclear no interior do Sol, mecanismo responsável pela geração da energia do astro. A proposta metodológica foi aplicada, em forma de minicurso, a um grupo de 10 professores de Física do Ensino Médio de escolas da rede estadual de ensino das cidades de Fervedouro, Ponte Alta de Minas, Carangola e Divino no estado de Minas Gerais. A proposta do trabalho foi o de apresentar uma metodologia que pudesse dar significado ao conhecimento adquirido, com a preocupação de mostrar a concatenação lógica dos acontecimentos, visando o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem da Física presente em um tópico de Astrofísica. A escolha deste tema se deu por entendermos que ele é altamente motivador e capaz de permitir o estabelecimento de conexões com diversas áreas do saber. A base teórica deste trabalho foi fundamentada na teoria sócio-histórica desenvolvida por Vigotski. A atividade experimental foca momentos pedagógicos com o objetivo de tornar o tema significativo e relevante para os professores (e os estudantes de licenciatura em Física), permitindo que eles se sentissem seguros em abordá-los durante suas atuações profissionais no futuro. Os indícios da aprendizagem significativa foram obtidos por meio de um instrumento de avaliação que os professores responderam no final da participação no minicurso. Nesse instrumento, os professores apresentaram um índice de aproveitamento satisfatório, e os resultados apontaram que o assunto é reconhecido por eles como potencialmente significativo, mostrando a aprovação da metodologia desenvolvida e utilizada.

Palavras-chave: Astrofísica; Ensino de Física; Aprendizagem Significativa.


Trabalho Completo