IV SNEA – Atas – Comunicações Orais

INSERÇÃO DE EXPERIMENTOS HISTÓRICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PARTICIPAÇÃO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA NO PROJETO ERATÓSTENES 2015

Flávia Polati1, Valéria Silva Dias2, Thais Alexandre3, Hortência Silva4, Gilberto Alves5, Jefferson Albuquerque6, Juliana Caffer7, Raphael Gustavo8, Gabriel Sousa9, Daniella Albuquerque10

1 Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências/USP, flaviapolati@gmail.com

2 Instituto de Física/Departamento de Física Aplicada/USP, vsdias@if.usp.br

3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 Graduandos da Licenciatura em Física/USP

Diversas estratégias vêm sendo defendidas nas últimas décadas visando aproximar os estudantes de aspectos humanísticos das ciências, como a inserção de história e filosofia da ciência e reprodução de experimentos históricos. Esse trabalho apresenta resultados de uma pesquisa colaborativa realizada por licenciandos e professores de Física que envolveu a participação do grupo no Projeto Eratóstenes 2105. Tal Projeto propõe a reprodução da metodologia utilizada por Eratóstenes para obtenção do raio da Terra utilizando a sombra de um gnônom. O convite aos licenciandos foi feito no âmbito da disciplina Gravitação, oferecida no segundo semestre do curso de Licenciatura em Física, em uma universidade pública de São Paulo. O grupo desenvolveu coletivamente todas as etapas do Projeto, desde o planejamento, a execução do experimento, a reflexão sobre as aprendizagens desenvolvidas no percurso e escrita desta pesquisa. O objetivo da pesquisa é apontar as contribuições na formação dos futuros professores da participação do Projeto Eratóstenes no desenvolvimento de atividades experimentais históricas. Os resultados obtidos pelo grupo apontaram alguns elementos que evidenciam a mobilização de vários tipos de saberes, ligados à prática reflexiva (trabalhar em grupo, avaliar opções, negociar caminhos), à pratica da experimentação (fazer medidas, escolher métodos, escolher equipamentos, dimensionar erros) e escolher conteúdos e estratégias para o ensino em suas práticas (como reproduzir os experimentos históricos, a valorização da história e da filosofia da ciência).

Palavras-chave: formação inicial de professores; história da ciência; experimentos históricos; Projeto Eratóstenes.


Trabalho Completo