IV SNEA – Atas – Comunicações Orais

O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO ABORDAGEM DIDÁTICA EM TEMAS DE ASTRONOMIA: POSSIBILIDADES DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Fábio Matos Rodrigues1, Viviane Briccia2, Camile Barbosa Moraes3

1 Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – UNESP – Bauru, Programa de pós-graduação em Educação para as Ciências, e-mail: rodriguesfm.unesp@gmail.com

2 Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC – Bahia, Docente do Departamento de Educação     e-mail: vivianebriccia@gmail.com

3 Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC – Bahia, Programa de pós graduação em Educação em Ciências, e-mail: camilemoraes2012@gmail.com

Esse trabalho representa um recorte dos principais resultados produzidos em uma investigação realizada sobre o ensino de Astronomia, com professores do ensino fundamental. O objetivo dessa parte da investigação foi verificar como uma atividade do Ensino por Investigação pode subsidiar uma melhor compreensão sobre alguns temas da Astronomia no sentido de vivenciar por meio da prática um dos principais temas a serem abordados em sala de aula. Tratando os professores como alunos e o formador como mediador do processo, os principais resultados referem-se ao que foi obtido pela participação dos professores na atividade realizada. Nesse sentido, a atividade permitiu uma reflexão sobre os aspectos motivacionais em vivenciar a prática; o papel do professor como mediador do conhecimento e dos alunos enquanto construtores do mesmo e a compreensão dos professores sobre alguns fenômenos físicos que a Astronomia apresenta que por essa atividade pode ser abordado de forma diferenciada em sala de aula proporcionando uma aprendizagem significativa.

Palavras-chave: Ensino de Astronomia; Ensino por Investigação; Aprendizagem significativa.


Trabalho Completo