IV SNEA – Atas – Comunicações Orais

O ENSINO DE ASTRONOMIA NO NÍVEL MÉDIO: UM ESTUDO COM PROFESSORES NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

João Feliciano de Souza Júnior1, Auta Stella de Medeiros Germano2,

1 UFRN/CCET/Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM), jj.souza05@gmail.com

2 UFRN/CCET/PPGECNM/Departamento de Física Teórica e Experimental, autastella@yahoo.com.br

Apesar de comumente se reconhecer a importância e a atratividade da Astronomia para os jovens, nossa experiência no ensino da Física sugere que a implementação desses conteúdos, particularmente no Ensino Médio, é ainda muito incipiente. Nessa perspectiva, com intuito de produzir material que estimule e apoie o ensino sobre temática específica da Astronomia, desenvolvemos um estudo junto a professores do Ensino Médio no interior do Rio Grande do Norte, identificando se e como ocorre a inserção de temas da Astronomia em suas práticas, a importância que atribuem para a abordagem desses temas, as dificuldades que enfrentam e que aspectos consideram mais relevantes em materiais que possam apoiá-los nesse movimento. O estudo, aqui apresentado, foi realizado por meio de entrevistas semi-estruturadas com 15 professores, em especial os docentes de Ciências Naturais de Jucurutu-RN, onde se pretende realizar intervenções, e docentes de Física formados em Instituto Federal próximo àquela cidade. Encontramos que somente 6 dos entrevistados abordam temas de Astronomia em suas práticas, sendo que 4 deles o fazem de forma apenas ilustrativa, como aplicação dos conteúdos da sua disciplina. O uso de slides é a segunda principal estratégia adotada entre eles, o que pode atrapalhar a aprendizagem de modelos em Astronomia. As principais dificuldades destacadas para a inserção de conhecimentos desta área em suas aulas foram: a falta de suporte teórico e dificuldades metodológicas. Consideramos que o conjunto de dados indica, particularmente, a relevância de materiais de apoio que focalizem ao mesmo tempo essas duas dimensões.

Palavras-chave: Educação em Astronomia; Ensino Médio; Prática Docente; Materiais de Apoio


Trabalho Completo