IV SNEA – Atas – Comunicações Orais

UMA LEITURA PEIRCEANA DE NÍVEIS DE SIGNIFICADO DAS ESTAÇÕES DO ANO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Daniel Trevisan Sanzovo1,2, Carlos Eduardo Laburú3

1 Universidade Estadual de Londrina/doutorando do programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

2 Universidade Estadual do Norte do Paraná/Campus de Jacarezinho/CCHE/Colegiado de Matemática, dsanzovo@uenp.edu.br

3 Universidade Estadual de Londrina/Departamento de Física, laburu@uel.br

O presente trabalho relata alguns aspectos de uma investigação mais extensa que pretende responder a questão de pesquisa de qual nível de significado, embasado numa leitura dos níveis interpretantes de Peirce, os estudantes de graduação de Ciências Biológicas apresentam após a utilização de uma estratégia fundamentada na Diversidade Representacional acerca de conteúdos de astronomia. Relata-se a aplicação de um instrumento analítico baseado no construto teórico de níveis interpretantes a respeito das estações do ano. Foi possível identificar a eficácia do instrumento analítico como ferramenta a ser utilizada em sala de aula, como auxílio no acompanhamento, pelo professor, da produção e desenvolvimento dos significados adquiridos pelos estudantes, bem como ser possível utilizá-lo também como apoio pedagógico na preparação de aulas e escolhas de materiais didáticos.

Palavras-chave: Aprendizagem Científica; Interpretantes; Charles Sanders Peirce; Ensino de Astronomia.


Trabalho Completo