IV SNEA – Atas – Comunicações Orais

FORMAÇÃO DE MONITORES PARA ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA ASTRONOMIA: UMA NECESSIDADE ATUAL

Lucas G. Barros1, Rodolfo Langhi2

1 Universidade Estadual Paulista / Faculdade de Ciências / Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência, lucas_gbarros@fc.unesp.br

2 Universidade Estadual Paulista / Faculdade de Ciências / Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência, rlanghi@fc.unesp.br

Astronomia e divulgação científica caminham juntas numa trajetória de transformações do conhecimento científico. No atual momento, constata-se o crescimento de inciativas para divulgação e popularização desta ciência, consolidadas na criação de museus de Astronomia, observatórios astronômicos, planetários, clubes e associações amadoras de Astronomia. Relacionado diretamente a esses locais encontra-se o monitor, responsável por inúmeras tarefas, desde atividades com o público visitante até procedimentos relativos ao espaço físico (montagem de equipamentos, conservação do local, etc.). Dada a sua importância para as atividades de divulgação e popularização da Astronomia, sendo estas colocadas numa perspectiva de constituição de uma cultura científica, lança-se o seguinte questionamento: quais seriam algumas das características a serem consideradas em um processo de formação de monitores? A partir dessa inquirição, o presente trabalho pretende apresentar algumas considerações sobre a formação de monitores para divulgação e popularização da Astronomia, fundamentadas na literatura analisada, na experiência dos autores em divulgação da Astronomia e na observação de atendimentos realizados em um observatório, apoiando-se, para tal, na Análise de Conteúdo. Ressalta-se que tais apontamentos não objetivam esgotar as discussões sobre formação de monitores, e devem ser apreciados à luz das características e necessidades dos espaços locais de divulgação da Astronomia. Por fim, são efetuadas algumas reflexões quanto à escassez de pesquisas sobre formação de monitores em espaços não-formais de Astronomia, e a importância da fundamentação das ações de formação desses profissionais.

Palavras-chave: Formação de monitores; Divulgação e popularização da Astronomia; Educação Não-Formal; Educação em Astronomia.


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