IV SNEA – Atas – Comunicações Orais

CONCEPÇÕES SOBRE O SOL: UMA PROPOSTA DE CATEGORIZAÇÃO

Marcia Regina Santana Pereira1, Timóteo Ricardo Campos de Farias2

1 Programa de Pós Graduação em Ensino de Física, CCE/UFES, marcia.modelab@gmail.com

2 Programa de Pós Graduação em Ensino de Física, CCE/UFES, timoteoricardo@hotmail.com

Este trabalho descreve uma investigação acerca das concepções sobre o Sol em estudantes do ensino superior e médio. Os dados utilizados foram coletados durante um ano e meio, em 03 diferentes ocasiões, com cerca de 200 estudantes. Nestas ocasiões a metodologia de coleta de dados permaneceu inalterada: Os estudantes eram solicitados a representar, através de seus desenhos, como imaginavam o Sol, ‘por dentro’ e ‘por fora’; Assistiam a uma apresentação multimídia, abordando diversos aspectos do Sol e do sistema Sol-Terra-Lua; Finalizada a apresentação a audiência era solicitada a fazer novos desenhos com os mesmos temas. Na etapa de análise dos resultados da primeira turma os desenhos foram categorizados em sete diferentes concepções, em um grau crescente de complexidade e evidenciando aspectos recorrentes. Baseado na perspectiva de que os desenhos dos estudantes podem nos trazer informações sobre seus modelos mentais, e consequentemente sobre a evolução destes modelos. (LEHTINEM, 2013). O conjunto dos desenhos das turmas seguintes foi analisado, apresentando total coerência com a categorização inicial. O objetivo é apresentar estas concepções, buscando criar subsídios para futuras intervenções.

Palavras-chave: Análise de Desenhos; Concepções sobre o Sol; Ensino de Astronomia.


Trabalho Completo