IV SNEA – Atas – Comunicações Orais

VISITAS ESCOLARES EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO: CONHECIMENTO, INTERESSES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS

Fernando Roberto da Costa Linhares1, Silvania Sousa do Nascimento2

1 UFMG/FAE, flinharesfisica@gmail.com

2 UFMG/FAE, silnascimento@gmail.com

Neste trabalho são apresentados os resultados de um estudo, baseado em uma metodologia quantitativa, utilizada para descrição e análise de informações referentes aos visitantes escolares a um observatório astronômico ao longo de um período de quatorze anos. Foram analisadas informações referentes aos alunos visitantes, tais como o grau de conhecimento e fonte de aprendizagem em astronomia, assunto de maior interesse, expectativas e anseios com relação à visita ao espaço. Tais informações foram tratadas e analisadas através do software estatístico IBM SPSS. Dentre os resultados obtidos, verificou-se que o perfil dos visitantes é basicamente formado por alunos da educação básica, que demonstram possuir interesses em assuntos de astronomia, mas com nível de conhecimento mediano. Para a maioria dos alunos, a visita representa um meio de ampliar o conhecimento obtido na escola, e sanar as dúvidas e curiosidades dos temas que eles possuem maior interesse. Foi possível notar também que observar pelo telescópio não é o anseio principal dos visitantes, indicando que uma parcela razoável dos alunos talvez nem saiba o que é e qual a função de um observatório astronômico. Tais resultados são importantes na medida em que podem ser utilizados por outros espaços relacionados à divulgação de astronomia e que também recebam visitas escolares, de modo a auxiliá-los na preparação e organização das visitas de acordo com cada perfil de público, levando em consideração o grau de conhecimento, interesses e expectativas com relação à visita, tornando-a mais eficaz e eficiente.

Palavras-chave: educação em astronomia; educação não-formal; observatórios astronômicos; visitas escolares.


Trabalho Completo