IV SNEA – Atas – Comunicações Orais

REPRESENTAÇÕES SOBRE AS ESTRUTURAS DO UNIVERSO EM UMA VISITA AO PLANETÁRIO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Bruna Raíssa Gomes dos Santos1, Auta Stella de Medeiros Germano2

1 UFRN /CCET/Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM), brunaraissags@gmail.com

2 UFRN/CCET/PPGECNM/Departamento de Física Teórica e Experimental, autastella@yahoo.com.br  

Muitos pesquisadores da área de Ensino de Astronomia destacam a existência de concepções e representações que as pessoas têm sobre temas da Astronomia, que não condizem com os modelos científicos vigentes, apresentam forte resistência a mudanças, e oferecem obstáculos significativos à aprendizagem, especialmente quando não são levadas em consideração. O presente trabalho expõe parte de um estudo exploratório acerca das representações dos alunos de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental sobre a forma da Terra e a organização das estruturas do Universo, antes e após uma visita ao Planetário Digital Móvel da UFRN – Barca dos Céus. Foram aplicados questionários junto a 17 alunos da turma, antes e após a visita, a fim de identificar como a sessão e as atividades complementares do Planetário interagiram com as representações dos estudantes, focalizando-se aqui os dados referentes às representações dos alunos sobre as estruturas do Universo. Na análise dos questionários, percebemos uma grande diversidade de representações entre os sujeitos, destacando-se, inicialmente, um maior percentual de representações de Universo Heliocêntrico, enquanto posteriormente sobressaíram-se as representações de Universo acêntrico associado ao Sistema Solar. Também foi identificada uma persistência da disposição de estrelas espalhadas entre os planetas. Por fim, são feitas reflexões sobre a sessão e atividades desenvolvidas.

Palavras-chave: Educação não formal; Estruturas do Universo; Planetário; Representações


Trabalho Completo