IV SNEA – Atas – Comunicações Orais

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EM UM PLANETÁRIO MÓVEL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Sonia Elisa Marchi Gonzatti1, Andreia Spessatto De Maman2, Werner Haetinger3

1Centro Universitário UNIVATES/Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, soniag@univates.br

2Centro Universitário UNIVATES/Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas,andreiah2o@univates.br

3Centro Universitário UNIVATES/Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas,werner@univates.br

Este trabalho apresenta possíveis contribuições para a temática de espaços de educação não formal e concentra-se particularmente nas ações desenvolvidas por uma equipe itinerante de um planetário móvel. Este pode ser um recurso para facilitar a compreensão e a assimilação de conceitos que estão no currículo das escolas de Educação Básica, caracterizando-se por difundir o conhecimento e a cultura científica de Astronomia. O planetário é normalmente agendado para alunos do Ensino Fundamental, provavelmente por este apresentar conteúdos do currículo para esta etapa da educação. Vários professores relataram ter dificuldades em desenvolver o conteúdo e que a participação dos alunos nestas atividades possibilitou aos mesmos vivenciarem uma nova experiência, despertando curiosidade e interesse pela Astronomia, além de complementar o trabalho que vem sendo desenvolvido na escola. Em dois anos de trabalho, foram atendidas quase 7.000 pessoas, sendo que aproximadamente 80% dos participantes são estudantes de escolas da Educação Básica.

Palavras-chave: Ensino de Astronomia, educação não formal, planetário móvel.


Trabalho Completo