IV SNEA – Atas – Comunicações Orais

A OBSERVAÇÃO DO CÉU NAS PROPOSTAS CURRICULARES ESTADUAIS E NOS LIVROS DIDÁTICOS

Gleice Kelen Dornelles Costa1, Cristina Leite2

1Mestranda do Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo gldornelles@yahoo.com.br

2 Universidade de São Paulo/ Instituto de Física Departamento, crismilk@if.usp.br

A observação do céu pode auxiliar a construção de conhecimentos de temas da astronomia, sendo considerada como uma importante ferramenta educacional, cujas várias atividades podem ser realizadas a olho nu. No contexto da educação formal, na disciplina de Física para o nível médio, é que esta pesquisa se concentra ao investigar se e como a observação do céu está inserida em alguns dos materiais que estão à disposição dos professores e alunos da educação básica, como as propostas curriculares estaduais e os livros didáticos distribuídos na rede pública aprovados no PNLD/2015. A análise dos materiais mostrou que temáticas de astronomia estão inseridas em todos os livros didáticos e em quase todas as propostas curriculares estaduais, e que atividades de observação do céu estão presentes ao menos em uma das obras da maioria das coleções didáticas, mas na contrapartida, está pouco inserida, de maneira explícita, nas propostas curriculares estaduais. Além disto, a maioria das atividades de observação do céu, em ambos materiais, propõem identificar e diferenciar os astros e analisar o movimento aparente executado por eles, em um intervalo de tempo da ordem de horas.

Palavras-chave: observação; céu; currículos; livros didáticos;


Trabalho Completo