IV SNEA – Atas – Comunicações Orais

Determinação observacional DO ANALEMA. Projeto de observação comum SULAMERICANO.

Néstor Camino (Coordinador general) 1 y muchos otros 2

1Complejo Plaza del Cielo – CONICET – Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales UNPSJB

nestor.camino@speedy.com.ar

2 Cristina Terminiello, Marianela Zaninetti, Alejandro Gangui, Cecilia Lastra, Rafael Girola, Norma Racchiussa, Jorge Escudero, Verónica Pernicone, Sergio Rinaudo, Nestor Vinet, Hugo Lanas, Sandra Mocchetti, Paola Ricci, Odilon Giovannini Jr., Francisco Catelli, Elisa Danda de Oliveira, Joici Rizzo, Eliana Borragini, Ana Maria Pereira, João Carlos de Oliveira, Janer Vilaça, Stéfany Cristina dos Reis Farina, Rodolfo Langhi, Rosa M. F. Scalvi, Samanta Ferreira, Fabiana Andrade de Oliveira, Vanessa Míra Dos Santos, Bianca Gellacic, Marcos Daniel Longhini, Hanny Angeles Gomide, Mariana Ferreira de Deus, Telma Cristina Dias Fernandes, Andrés Ovalle, María Cristina Zárate Rodríguez, Marleny Tarquino C., Álvaro José Cano Mejía.

Apresentamos neste trabalho uma síntese de um processo realizado ao longo de pouco mais do um ano (março 2015 a março 2016) entre muitos grupos de docentes, estudantes e investigadores da América do Sul (Brasil, Argentina, Chile, Venezuela e Colômbia), como marco de um projeto sobre Didática da Astronomia para construir um Analema. Baseado na observação da máxima altura angular do Sol e no instante do tempo do meio-dia solar verdadeiro, durante todo o ano, a declinação do Sol e a equação do tempo foram medidas, fazendo depois o gráfico do Analema (em gráfico cartesiano, sobre o chão, etc.). Consideramos que os resultados obtidos são muito satisfatórios, especialmente pela importância de desenhar e concretizar uma experiência de observação direta e real, do entorno astronômico, de grande duração, rigorosa do ponto de vista conceitual, com uma forte intencionalidade didática, focada no estudo da curva de grande importância para a Astronomia como é o Analema. Ressaltamos, assim, a grande riqueza deste projeto no que diz respeito ao trabalho compartilhado entre pessoas e instituições educativas de nossa região.

Palavras-chave: Analema, Observação, Máxima altura angular do Sol, Meio-dia solar verdadeiro, Colaboração.


Trabalho Completo