IV SNEA – Atas – Comunicações Orais

UMA PROPOSTA DE ENSINO PROBLEMATIZADORA E DIALÓGICA SOBRE O SISTEMA SOL-TERRA-LUA

Sérgio Mascarello Bisch1

1 Universidade Federal do Espírito Santo / Departamento de Física, sergiobisch@gmail.com

O ensino de temas básicos de Astronomia associados ao sistema Sol-Terra-Lua,  como as fases da Lua, as estações do ano e as marés, facilmente perceptíveis e vivenciados pelos estudantes, não é trivial, devido ao fato de envolverem relações espaciais e dinâmicas relativamente complexas. Buscando promover uma aprendizagem significativa destes fenômenos a partir de um maior envolvimento e participação dos estudantes na busca de explicação para os referidos fenômenos, além da utilização de modelos tridimensionais, elaboramos e aplicamos uma proposta de ensino que busca ser dialógica e partir de uma problematização inicial destes fenômenos, baseada no referencial teórico dos 3 Momentos Pedagógicos, a qual foi aplicada com estudantes universitários do curso de Física da UFES e estagiários do Planetário de Vitória, ES. A metodologia utilizada consistiu na realização de uma série de quatro a seis encontros, cada um com duração de cerca de 90 minutos, sendo que, em cada um deles, se buscou promover atividades numa sequência de 3 etapas, inspiradas nos 3 Momentos Pedagógicos: uma problematização inicial a partir de questões formuladas pelo professor que deveriam ser, inicialmente, respondidas, por escrito individualmente pelos estudantes, seguida de uma etapa de discussão em grupo, onde era enfatizada a apresentação de argumentos e o debate das respostas iniciais individuais, na qual o professor desempenhava um papel questionador, seguida de uma última etapa final de discussão e busca síntese das respostas envolvendo todo o grupo, com uma participação ativa do professor buscando fazer uma crítica das concepções iniciais e apresentando argumentos e utilizando “experimentos” que buscavam conduzir a uma compreensão da concepção científica acerca do fenômeno abordado. Os resultados obtidos revelam que algumas das questões propostas efetivamente conseguiram promover uma participação bastante ativa e dialógica dos estudantes, motivando-os a buscar uma compreensão dos fenômenos abordados, resultando em aprendizagem significativa.

Palavras-chave: sistema Sol-Terra-Lua, Três Momentos Pedagógicos, problematização, diálogo


Trabalho Completo