IV SNEA – Atas – Comunicações Orais

UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA AS ESTAÇÕES DO ANO

Daiana Pellenz1, Odilon Giovannini2

1 Colégio Estadual Imigrante, daipellenz@gmail.com

2 Universidade de Caxias do Sul/Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia, ogiovannini@gmail.com

O trabalho apresenta a avaliação de uma unidade de ensino sobre as estações do ano com potencial para a promoção da aprendizagem significativa. Estudos mostram que a causa das estações do ano é pouco compreendida por professores e estudantes da Educação Básica. Concepções alternativas acerca da explicação desse fenômeno são comuns no ambiente escolar. Diante desse cenário, construiu-se uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), sobre as estações do ano, e aplicou-se em turmas do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental. As UEPS são sequências didáticas fundamentadas na Teoria de Aprendizagem Significativa em que, partindo do conhecimento prévio dos estudantes, atividades são estruturadas em uma sequência lógica a fim de promover a interação dos novos conhecimentos com o que o estudante já sabe facilitando a ocorrência dos processos de diferenciação progressiva e a reconciliação integradora. Os diferentes instrumentos avaliativos utilizados no decorrer da aplicação da UEPS favoreceram a ocorrência dos processos de diferenciação e reconciliação na medida em que as ações eram realizadas. Portanto, a UEPS contribuiu para a compreensão do mecanismo da causa das estações do ano, fornecendo indícios da aprendizagem significativa nos estudantes.

Palavras-chave: Estações do ano; Ensino fundamental; Aprendizagem significativa.


Trabalho Completo