IV SNEA – Atas – Comunicações Orais

TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E O ENSINO DE ASTRONOMIA: O USO DO SOFTWARE STELLARIUM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Fábio Matos Rodrigues1, Viviane Briccia2

1 Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – UNESP – Bauru, Programa de Pós-graduação em Educação para as Ciências, e-mail: rodriguesfm.unesp@gmail.com

2 Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC – Bahia, Departamento de Educação,

e-mail: vivianebriccia@gmail.com

Apresentamos nesse artigo, um recorte realizado de um estudo mais amplo intitulado: Os Saberes Docentes num curso de Formação Continuada em ensino de Astronomia: desafios e possibilidades de uma Abordagem Investigativa, defendida no ano de 2016. Para tanto, nesse trabalho apontamos principais os resultados concernentes ao uso do software stellarium como uma alternativa para se abordar alguns aspectos da Astronomia. Com o intuito de caracterizarmos o cenário educacional onde ocorreu a formação continuada, e identificamos no primeiro encontro de formação nas falas dos professores a possibilidades de utilizarmos esse software como estratégia metodológica para de dirimir as indagações levantadas durante as discussões acerca de alguns temas da Astronomia. Os resultados revelaram que o uso do software possibilitou reflexões significativas acerca dos temas selecionados, ampliando a compreensão dos fenômenos de forma virtual. A experiência com o stellarium foi importante para a formação, pois possibilitou evolução conceitual frente as concepções espontâneas oriundas das indagações dos professores, o que faz do software um forte aliado a discussão fenomenológica muitas vezes não compreendidos pelos professores sobre Astronomia tendo em vista os aspectos de sua formação inicial.

Palavras-chave: Ensino de Astronomia. Formação Continuada. Stellarium. Evolução Conceitual.


Trabalho Completo