IV SNEA – Atas – Comunicações Orais

INTERPRETAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA ACERCA DOS MODELOS GEOCÊNTRICO E HELIOCÊNTRICO

Flávia Polati1 e João Zanetic2

1Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências/USP, flaviapolati@gmail.com

2Instituto de Física/Departamento de Física Experimental/USP, zanetic@if.usp.br

A importância de conhecimentos da história e da filosofia da ciência no ensino de Ciências nos diversos níveis vem sendo destacada por inúmeras pesquisas. A formação de professores preparados para lidar com o ensino desses conhecimentos vem se tornando um dos principais desafios à introdução dessa temática em sala de aula. Dessa forma, esta pesquisa busca a partir de alguns debates travados por filósofos e historiadores da ciência acerca do episódio histórico comumente conhecido como “Revolução Copernicana”, analisar interpretações epistemológicas de futuros professores de Física acerca do processo de transição entre os modelos geocêntrico e heliocêntrico de Sistema Solar. Os dados foram coletados durante uma disciplina de graduação, obrigatória aos estudantes do 2º semestre do curso de licenciatura em Física, da Universidade de São Paulo. Para este trabalho selecionamos 12 estudantes que apresentaram argumentos mais elaborados para as questões investigadas. Após a leitura dos dados, as interpretações foram classificadas em sete categorias: Convencionalismo, Empirismo sofisticado, Empirismo ingênuo, Falseacionismo, Conflito entre ciência e religião, Influencias sociais na ciência e Influências da matemática e da tecnologia na ciência. Percebemos nos argumentos uma forte tendência a atribuir como principais motivos da Revolução Copernicana aspectos empíricos e observacionais. Poucos atribuíram a este período aspectos sociais ou culturais como relevantes para essa transição. E ainda muitos argumentaram serem crenças religiosas fundamentais para a escolha de um determinado modelo para o Sistema Solar. Com isso, esperamos contribuir para cursos de formação inicial e continuada de professores que queriam abordar conhecimentos da história e da filosofia inerentes ao conhecimento astronômico.

Palavras-chave: história e filosofia da ciência, modelos de Sistema Solar, formação inicial de professores.


Trabalho Completo