IV SNEA – Atas – Comunicações Orais

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE STELLARIUM COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO

Graciene Carvalho Vieira1,2, Arilson Paganotti 2,3, Marcos Rincon Voelzke3

1UFOP/Física, graciene.carvalho@ifmg.edu.br

2 IFMG-Congonhas/Física, arilson.paganotti@ifmg.edu.br

3UNICSUL-São Paulo/Física, marcos.voelzke@cruzeirodosul.edu.br

Este artigo apresenta o relato de uma atividade onde se utilizou o software Stellarium para o ensino de conceitos astronômicos para alunos do ensino médio de uma escola federal de Congonhas MG. Foi ministrado um minicurso, com duração de três horas, sobre eclipses e estações do ano utilizando as simulações do Stellarium. No minicurso procurou-se trabalhar e desenvolver o ensino e a aprendizagem dos alunos sobre fenômenos astronômicos. Para a obtenção dos dados foram utilizados dois questionários. O primeiro questionário objetivou diagnosticar o conhecimento dos alunos a respeito da ocorrência das fases da Lua, eclipses solares, lunares e estações do ano. O segundo questionário aplicado no final do minicurso, procurou analisar se houve ganho conceitual no aprendizado dos alunos participantes. Verificou-se que grande parte dos estudantes não sabia explicar corretamente o motivo da ocorrência das fases da Lua, dos eclipses e das estações do ano. Foi constatado no segundo questionário que houve uma melhora nas respostas obtidas. Além disso, foi relatado por alguns alunos que o uso do software facilitou o entendimento dos fenômenos abordados. Neste trabalho foi dado destaque às respostas dadas pelos alunos sobre eclipses e estações do ano. Parte dos dados foi analisada com base nas técnicas de análise de conteúdo de Bardin (1994).

Palavras-chave: Astronomia; Eclipses; Estações do ano; Stellarium


Trabalho Completo