IV SNEA – Atas – Comunicações Orais

OBSERVANDO A LUA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA

Paula Cristina da Silva Gonçalves Simon1, Paulo Sergio Bretones2

1 UFSCar/ Mestrado Profissional em Educação, paulacsgsimon@yahoo.com.br

2 UFSCar / Departamento de Metodologia de Ensino, bretones@ufscar.br

Este trabalho apresenta resultados de uma investigação desenvolvida com uma turma de alunos do segundo ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental envolvendo a observação da Lua. Nesta proposta os alunos registraram a Lua através de desenhos, incluindo o horizonte, em suas casas, ao longo de parte de uma lunação. Priorizando a observação do céu, a partir dos desenhos, houve discussões em sala que foram conduzidas objetivando a sistematização do conhecimento. Com uma pesquisa experimental, sem grupo de controle, os dados foram obtidos por meio de entrevistas, registros de aulas e cadernos de observações dos alunos. A pesquisadora também foi a professora da turma onde a pesquisa desenvolveu-se.  A observação do céu possibilitou a percepção pelos alunos do movimento aparente da Lua, bem como sua mudança de aspecto ao longo das noites. A partir das discussões em sala de aula, com o uso dos registros de observações, foi evidenciado que o conhecimento da observação desenvolve um saber a partir da experiência que não é possível com a mera transmissão de conteúdos. Essa conexão experiencial com a Lua fomenta uma relação com o conhecimento implicado à realidade da natureza. Para os anos iniciais, no ensino de Astronomia, esta é uma vinculação importante que pode promover a aprendizagem de tais conteúdos em sua essência fundamental, a partir dos sentidos da criança e da intervenção docente de modo flexível e aberto.

Palavras-chave: Ensino de Astronomia; Lua; Anos Iniciais; Observação do Céu.


Trabalho Completo