IV SNEA – Atas – Comunicações Orais

NOÇÕES DE ASTROFÍSICA E DE COSMOLOGIA MODERNA NAS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO PARADOXO DE OLBERS

Sophia Feld Santos1, Marcos Antonio Florczak2

1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná, sophya.feld@gmail.com

2 Universidade Tecnológica Federal do Paraná, florczak@utfpr.edu.br

Este trabalho, derivado de uma pesquisa realizada pela autora desse artigo para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), tem como objetivo apresentar os resultados de uma sequência didática desenvolvida em um Colégio da Rede Pública de Campina Grande do Sul, Paraná. A sequência abordou tópicos de Astrofísica e Cosmologia Moderna para alunos de duas turmas de 3º ano do Ensino Médio. Foram, ao todo, cinco intervenções em sala de aula, que abordaram desde as escalas astronômicas de distância até tópicos conceituais de estrutura e idade do universo, baseando-se na Aprendizagem Significativa de David Ausubel e usando como problematização inicial o paradoxo de Olbers. A atividade foi analisada qualitativamente com a técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, usando instrumentos de coleta de dados como questionários de assimilação de conteúdo e avaliação de curso. Dentre as conclusões alcançadas, pode-se destacar o surgimento de competências e habilidades por parte dos estudantes levando-se em conta o conteúdo e a visão histórica, bem como uma consolidação ou surgimento de conceitos e pontos de vista sobre o universo.

Palavras-chave: Ensino de Astrofísica; Ensino de Cosmologia Moderna; Sequência didática.


Trabalho Completo