IV SNEA – Atas – Comunicações Orais

ENSINO DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO, UMA PROPOSTA.

Evonir Albrecht1, Marcos Rincon Voelzke2

1 Universidade Federal do ABC – Centro de Matemática, Computação e Cognição, evonir.albrecht@ufabc.edu.br

 2Universidade Cruzeiro do Sul – Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, mrvoelzke@hotmail.com

O Ensino de Astronomia é recomendado pelos documentos que norteiam a Educação Básica no Brasil, os parâmetros Curriculares Nacionais, desde a década de 90. Nos estados brasileiros, os documentos norteadores são as propostas Curriculares, que visam orientar o planejamento e a prática docente. Porém, esta propostas muitas vezes não apresentam clareza e profundidade que devem ser dados aos devidos conteúdos. Este trabalho visa analisar as propostas curriculares da região Sul do Brasil, nos aspectos relacionados ao Ensino de Astronomia nas disciplinas de Física e Geografia, no Ensino Médio, responsáveis pelo trabalho com a temática. Após a análise destas propostas, observou-se que nenhuma apresenta clareza, especificidade e profundidade  dos temas apresentados, aspecto que pode prejudicar em muito o fazer docente. Com intuito de sugerir uma forma de trabalho com a Astronomia, pautado no que é recomendado pelos documentos orientadores, construiu-se uma sequência de conteúdos para o trabalho nas disciplinas de Física e Geografia para a primeira série do Ensino Médio e Física na terceira série. Junto com os conteúdos apresentam-se aspectos metodológicos e materiais que podem ser conseguidos em sites públicos para uso em sala de aula, como suporte para o docente em sua prática.

Palavras-chave: Ensino Médio; Currículo; Ensino de Astronomia.


Trabalho Completo