IV SNEA – Atas – Comunicações Orais

ELEMENTOS DE ASTRONOMIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO PÚBLICO PRIMÁRIO DO OITOCENTOS BRASILEIROS

Elrismar A. G. Oliveira1, Cristina Leite2

1 Docente da Universidade Federal do Amazonas/Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências- Universidade de São Paulo/IF, elrismar@gmail.com

2Universidade de São Paulo/IF, crismilk@if.usp.br

Esse trabalho de caráter histórico procura identificar a presença da Astronomia na instrução primária do oitocentos brasileiro, bem como sua forma de abordagem. Traçou-se uma breve discussão na tentativa de trazer elementos para compreender possíveis influências para a inserção da Astronomia na educação primária do oitocentos.  O material de análise para esse trabalho é composto de livros didáticos de Geografia e Astronomia recomendados para instrução primária do oitocentos. A metodologia utilizada foi a análise textual discursiva de Moraes (1999). Procurando também caracterizar o ensino primário da época, apresenta-se as principais reformas educacionais que indicaram o ensino das Ciências Naturais. Identifica-se que apesar de antes de 1854 não haver indicação oficial para o ensino de disciplinas dessa área, existem muitos livros que tratam de uma grande variedade de temas de Astronomia no ensino primário do oitocentos. Assim, a Astronomia pode ter sido uma das primeiras áreas das Ciências Naturais a ter seus temas tratados no ensino primário brasileiro. Acredita-se que a presença da Astronomia se deve a alguns fatores como a influência da filosofia positivista; a necessidades mais pragmáticas da aplicação dessa ciência no âmbito da exploração do território e também por razões propedêuticas do ensino primário.

Palavras-chave: Astronomia; livro didático; instrução primária do oitocentos.


Trabalho Completo