IV SNEA – Atas – Comunicações Orais

O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS CONTEXTOS BRASILEIRO E PORTUGUÊS

Alessandra Daniela Buffon1, Marcos Cesar Danhoni Neves2

1 Universidade Estadual de Maringá / Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, alessandradbuffon@gmail.com

2 Universidade Estadual de Maringá / Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, macedane@yahoo.com

Este artigo tem como ponto central compreender o papel em que o Ensino Astronomia tem nos países de Brasil e Portugal.  Para atender tal finalidade procura-se, no primeiro momento, realizar um panorama dos conteúdos que são sugeridos pelos documentos oficiais que regem Brasil e Portugal. E em seguida, são explorados aspectos que envolvem a formação de professores no contexto do Ensino de Astronomia nesses países. Concluí-se que os dois países explanam a Astronomia em sala de aula, sendo que no Brasil isso é uma questão sugestiva e em Portugal é obrigatório, contudo, em ambos os países os docentes saem sem uma formação mínima para lecionar este tema. Uma das alternativas de evitar carências de aperfeiçoamento docente seria a obrigatoriedade de todos os conteúdos que constam regulamentados nas propostas curriculares da Educação Básica, ser ensinados na formação base do professor.

Palavras-chave: Ensino de Astronomia; Formação de Professores; documentos oficiais;  Ensino Fundamental.


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