IV SNEA – Atas – Comunicações Orais

UM RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CURITIBA: Documento oficial e Professores

Angel Honorato1, Marcos Antonio Florczak2

1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná/FCET, angelhonorato@alunos.utfpr.edu.br

2 Universidade Tecnológica Federal do Paraná/FCET, florczak@utfpr.edu.br

O Ensino Fundamental no município de Curitiba-PR tem como base um documento oficial de diretrizes curriculares que explora amplamente a Educação em Astronomia desde os primeiros anos do Ensino Fundamental. Motivados pelo estudo desse documento, investigou-se professores do município quanto à sua formação e atuação em Educação em Astronomia em sua prática docente. A partir da aplicação de questionário verificou-se que, apesar de conhecido, o documento oficial do município ainda não está muito presente na prática docente em sala de aula e que a formação inicial e continuada dos professores pouco contempla a Educação em Astronomia. Apesar desses resultados, esses professores ainda trabalham alguns conteúdos de Astronomia em suas aulas em algum momento do Ensino Fundamental, mas apresentam dificuldades em relação a metodologias e aos conteúdos de Astronomia e uma de suas principais fontes de consulta para preparar suas aulas acaba sendo a internet. Esses resultados apontam para a necessidade de mais cursos de formação continuada na área e de um material didático específico a realidade do Ensino Fundamental das escolas de Curitiba.

Palavras-chave: Educação em Astronomia; Formação de professores; Formação continuada;


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