IV SNEA – Atas – Comunicações Orais

O ENSINO DE ASTRONOMIA E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: RELAÇÕES POSSÍVEIS

Fábio Matos Rodrigues1, Viviane Briccia2

1 Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – UNESP – Bauru, Programa de Pós-graduação em Educação para as Ciências, e-mail: rodriguesfm.unesp@gmail.com

2 Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC – Bahia, Departamento de Educação,

e-mail: vivianebriccia@gmail.com

Apresentamos nesse artigo um recorte, parte da revisão bibliográfica da dissertação intitulada: Os Saberes Docentes num curso de Formação Continuada em ensino de Astronomia: desafios e possibilidades de uma Abordagem Investigativa, defendida no ano de 2016. Nele abordamos, como as características do ensino de Astronomia potencializa o processo de Alfabetização Científica na socialização e reflexão do processo de construção do conhecimento. Para tanto, compartilhamos neste trabalho, as concepções de alguns autores sobre o que se entende por Alfabetização Científica e seus eixos estruturantes e também às contribuições de outros autores acerca do ensino de Astronomia na Educação Básica, com finalidade de encontrar possíveis relações. Os resultados desse estudo revelaram que é possível estabelecer relações importantes sobre os aspectos da Astronomia e os eixos estruturantes da Alfabetização Científica e estes podem fomentar discussões em sala de aula, principalmente no que se refere ao processo de evolução do pensamento científico. Tais aspectos dessa temática foram identificados como elementos que, se apresentados de forma coerente faz do ensino de Astronomia um forte aliado à construção da perspectiva crítica dos alunos e, portanto, contribuindo para o processo de Alfabetização Científica.

Palavras-chave: Alfabetização Científica; Eixos Estruturantes; Ensino de Astronomia; Pensamento Científico.


Trabalho Completo