IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

ASTRONOMIA CULTURAL EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE MODELOS

Flaubert Meira Rocha Lacerda1

1 Universidade de São Paulo/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas/Mestrado Profissional Ensino de Astronomia, lacerda.flaubert@usp.br

O presente trabalho pretende apresentar uma proposta para a unidade temática “Compreensão Humana do Universo”, que foi referida nas Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, a partir de uma abordagem histórico-filosófico e sob a perspectiva da Astronomia Cultural. A citada unidade poderá ser implementada por meio da aplicação de uma sequência didática (SD) como estratégia de ensino. Ao final da aplicação da SD, os alunos devem ser capazes de saber dialogar sobre a origem e evolução do universo sob diferentes perspectivas, cultural e científica, respeitando as diferentes visões existentes. Além de saberem analisar os modelos explicativos que tratam da questão. Para isso, a SD parte da problemática levantada pelo problema cosmológico e discute diferentes modelos explicativos que tratam sobre a origem do universo, ou seja, os modelos cosmológicos. Assim, a SD proposta busca fornecer subsídios teóricos e metodológicos para o planejamento de aulas que tratem da temática sugerida.

Palavras-chave: Astronomia Cultural; Educação em Astronomia; HFC; Modelos explicativos


Trabalho Completo