IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

ENSINO INTERCULTURAL EM ASTRONOMIA COM CRIANÇAS INDÍGENAS

Maria José Ribeiro de Sá1, Cleydson Wallace Castro da Silva2, Antonio Gomes Guajajara³, Daniela de Sousa Cortez4, Rivelino Cunha Vilela5, Silvia Lilian Lima Chagas6, Uelber de Carvalho Farias7

1 IFMA – Campus Imperatriz/Curso de Licenciatura em Física, maria.sa@ifma.edu.br

2 IFMA – Campus Imperatriz/Curso de Licenciatura em Física, cleydson-wallace@ifma.edu.br

3 UFG – Universidade Federal do Goiás/ Curso de Licenciatura Intercultural antonioguajajara@gmail.com

4 IFMA – Campus Imperatriz/Curso de Licenciatura em Física, Daniela.itz@ifma.edu.br

5 IFMA – Campus Imperatriz/Curso de Licenciatura em Física, Rivelino@ifma.edu.br

6 IFMA – Campus Imperatriz/Curso de Licenciatura em Física, lilian_arte@ifma.edu.br

7 IFMA – Campus Imperatriz/Curso de Licenciatura em Física, uelbercfarias@gmail.com

Este trabalho relata a experiência de estudantes e servidores do IFMA/Campus Imperatriz na realização do projeto de extensão diálogos interculturais sobre astronomia com crianças indígenas. O objetivo foi conhecer saberes etnoastronômicos dos povos Tentehar, e promover a prática educativa intercultural na formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Física do IFMA/Câmpus Imperatriz. Nesta perspectiva, estudantes e professores ao tempo que ensinavam conhecimentos de astronomia, também investigavam e aprendiam sobre saberes do céu do povo Tentehar. Dessa forma, aconteceu o diálogo intercultural entre conhecimentos. O projeto amparou-se metodologicamente na pesquisa qualitativa a partir de uma abordagem etnometodológica, e aconteceu no período de Maio de 2013 a Junho de 2014, com crianças e jovens do 5º ao 9º ano do ensino fundamental da escola indígena Santarena Kapi Ziha Tyw na aldeia Juçaral, situada no município de Amarante – MA, terra indígena Araribóia. Nesse período foram realizadas oficinas temáticas com crianças e jovens indígenas Tentehar. Os diálogos acontecidos por meios de oficinas lúdicas e vivenciais, além de pesquisa bibliográfica e entrevistas abertas com velhos, lideranças e professores sobre a referida cultura resultaram num livro paradidático intercultural e bilíngue elaborado por membros do projeto com a colaboração de professores indígenas. O livro paradidático foi intitulado Histórias do Céu Contadas por Zahy e Tatá e tem como público alvo crianças e jovens na faixa etária de 09 a 13 anos. A história traz dois personagens principais: Zahy, um menino indígena Tentehar que mora na aldeia Juçaral Terra Indígena Araribóia, e Tatá uma menina karaiw da cidade que visita aldeia. Ao se conhecerem na aldeia os dois se tornam amigos e começam a tecer um diálogo intercultural sobre o universo nas visões Tentehar e Científica. Esse livro consolida-se como material didático pedagógico a ser utilizado tanto em escolas de ensino fundamental, indígenas e não indígenas e assim, colabora para aplicabilidade da Lei 11.645/2008.

Palavras-chave: Astronomia; Ensino; Interculturalidade; Educação para as relações étnico-raciais;


Trabalho Completo