IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA POR MEIO DA GEOGRAFIA E DA CULTURA

Érika Kênia Sales Pereira

Universidade Federal De Goiás, erika.kenia@gmail.com

A admiração e curiosidade que o homem sente pelo céu são bem antigas, olhamos o céu com o intuito de admirá-lo e conhecê-lo desde os primórdios da humanidade. O estudo do universo mudou completamente a forma como vemos e pensamos o mundo hoje, e apesar de haver tantos céus quanto culturas humanas, percebemos nas escolas uma astronomia que ignora tal fato, com uma visão ainda eurocêntrica. Nesse sentido, buscamos metodologias que ajudem na superação do pensamento único dominante, pois cada sociedade, cultura ou civilização tem a sua própria maneira de explicar os fenômenos astronômicos. A temática cultural, entendida como sendo: o conjunto dos valores, crenças, conhecimentos e costumes que caracterizam e diferenciam os vários grupos humanos ou povos, bem como para as formas materiais em que aqueles valores, crenças e conhecimentos se exprimem; marca desde há longa data presença nos estudos geográficos. Compreender como a cultura interage com a natureza, e/ou como as populações, modificam o meio e constituiu desde o início da ciência geográfica moderna o grande objetivo da geografia humana. A Astronomia por meio da Geografia e da cultura, almeja tratar da diversidade da astronomia em meio aos diferentes povos, especialmente com relação as culturas indígenas e quilombolas, buscando valorizar, sobretudo a vivência, e visando uma educação humanística, acolhedora de diversidades epistemológicas e culturais. Segundo Jafelice (2010), entre as muitas vantagens pedagógicas e humanas, tal abordagem favorece a apreciação da ciência, em geral, e da ciência astronômica, em particular, como uma construção humana, sujeita a todas as vicissitudes, subjetividades e incertezas típicas de nossas construções – em vez do caminho superior, firme e seguro com que a ciência nos é anunciada quase sempre. Por aquela abordagem, ficamos mais abertos, estimulados e preparados para uma convivência multicultural cooperativa, respeitosa da pluralidade, solidária e acolhedora das diversidades, a começar pela diversidade epistemológica, como a demonstrada pelos conhecimentos tradicionais, fomentando nos alunos o desejo de olhar e conhecer o céu, partindo das multiplicidade cultural das sociedades humanas.

Palavras-chave: Entre Astronomia; Geografia; Cultura; Educação.


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