IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

DESENHOS NO CÉU

Lidia Carla do Nascimento1, Cleide Sandra Tavares Araujo2, Igor Lício de Andrade3, Ana Maria do Nascimento4, Denise Cristina de Sousa Oliveira5.

1 Universidade Estadual de Goiás, lidiacarla2016@gmail.com

2 Universidade Estadual de Goiás, cstarjb@yahoo.com.br

3 Universidade Estadual de Goiás, igorlicioand@gmail.com

4 Escola Municipal João Luiz de Oliveira, anajafonso@bol.com.br

5 Escola Municipal Raimunda de Oliveira Passos, denisecristina@anapolis.go.gov.br

A Astronomia na escola. A oficina Desenhos no Céu foi aplicada a dez turmas de alunos do 4º e 5º ano dos Anos Iniciais de duas escolas municipais da cidade de Anápolis-GO, sendo sua aplicação realizada para cada turma separadamente com 6o minutos de duração. O objetivo da oficina consistiu em apresentar o tema constelações para crianças entre 9 e 11 anos. A temática foi abordada em três momentos. No 1º momento foram levantados quatro questionamentos: O que são constelações? O Sol é uma estrela? Só vemos estrelas no céu à noite? Você costuma olhar para o céu? A partir das respostas espontâneas o tema foi discutido. 2º momento: cada aluno recebeu uma folha de papel A4 pontilhado, numa simulação do céu em que foi pedido aos alunos que ligassem os pontos aleatoriamente, criando a imagem que eles acreditavam estar vendo ali. Foram inúmeras representações, entre elas: corações, animais, crianças, escudos de times e heróis dos desenhos infantis. Nesse momento, foi tratado o fato de as constelações apresentarem formas de animais, homens e de terem cada uma delas um nome. 3º momento: aqui foi tratado, em especial, a Constelação do Cruzeiro do Sul com o uso do recurso didático adquirido junto ao GeeA. Discutiu-se, a partir de então, a ideia de que ao olharmos para o céu todas as estrelas são equidistantes de nós. Cinco alunos foram escolhidos para representar cada uma dessas estrelas e foram dispostos em escala. Os demais alunos da turma foram se afastando gradativamente e, já bem distantes da “formação da constelação”, puderam assimilar o fato de que os tamanhos e distâncias das estrelas variam significativamente. A aplicação da oficina, de acordo com a devolutiva dos professores, coordenadores e alunos, propiciou o aumento do interesse pela astronomia percebido, até mesmo, pelos familiares dos alunos.

Palavras-chave: Astronomia; Constelações; Ensino.


Trabalho Completo