IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ASTRONOMIA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?

Fabiana Andrade de Oliveira1, Rodolfo Langhi2

1 Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/Pós-Graduação em Educação para a Ciência, anafabi.ufms@gmail.com

2 Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/Departamento de Física/ Pós-Graduação em Educação para a Ciência, rlanghi@fc.unesp.br

Neste trabalho é apresentado um levantamento bibliográfico em periódicos nacionais de artigos relacionados ao ensino de astronomia. Devido a insegurança por parte dos professores em abordar astronomia em sala de aula, a lacuna conceitual proveniente de uma formação inicial carente em tópicos desta ciência e a persistência das concepções alternativas, levam a necessidade de ações de formação continuada voltadas à abordagem da astronomia. De fato, é uma característica recorrente na área de que os cursos de formação continuada visam preencher lacunas formativas derivadas de cursos de formação inicial que não forneceram subsídios suficientes para o exercício da docência. Por isso, realizou-se uma busca por produções acadêmicas relacionadas ao ensino de astronomia e à formação de professores, em revistas nacionais qualificadas como extratos A1, A2 e B1e também artigos da Revista Latino Americana de Educação em Astronomia (RELEA). O objetivo da análise foi identificar os pressupostos teóricos que pautaram as ações de formação continuada. A partir dos trabalhos analisados estabeleceu-se um “termômetro” para demonstrar as tendências formativas dos artigos estudados, permitindo inferir que se situam entre uma racionalidade técnica e avançam para um modelo mais reflexista de formação docente. A abordagem conteudista está presente tanto no modelo tecnicista, quanto no reflexista. Salienta-se para a necessidade de potencializar a discussão das práticas dos professores fundamentando-se na linha de formação de professores.

Palavras-chave: levantamento bibliográfico; formação continuada; abordagens CHART.


Trabalho Completo