IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

A CONTEXTUALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VOLTADO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Rachel Zuchi Faria1, Daniel Rutkowski Soler2, Evonir Albrect3, Marcos Rogerio Calil4, Marcos Pedroso5, Marilia Rios6

1Planetário Johannes Kepler, raczuchi.pjk@gmail.com

2Planetário Johannes Kepler, professorsoler@gmail.com

3Universidade Federal do ABC – UFABC/Centro de Matemática, Computação e Cognição – CMCC, evoniralbrecht@gmail.com

4 Planetário Johannes Kepler, astronomocalil@gmail.com

5 Planetário Johannes Kepler, marcospedroso@biologo.bio.br

6 Planetário Johannes Kepler, mariliarios30@gmail.com

Este trabalho relata a experiência na montagem e aplicação do curso de extensão Conceitos de Astronomia para Professores da Educação Básica, uma parceria entre a Universidade Federal do ABC (UFABC), a SABINA Escola Parque do Conhecimento, o Planetário Johannes Kepler (Planetário e Teatro Digital de Santo André) e o Núcleo de Observação do Céu (NOC), bem como sua importância para a formação continuada de professores da Educação Básica. O curso de extensão          foi baseado nos cursos “Capacitação para professores: Astronomia no Ensino Fundamental – módulo 1 e 2” ministrados pelo Planetário Johannes Kepler e fundamentado nos documentos oficiais para Educação Básica vigentes no país. O curso tem carga horária total de 60 horas, dividida em dois módulos semestrais de 30 horas cada, aplicados durante o ano de 2016. Foi direcionado para professores da Educação Básica das redes públicas municipal e estadual, professores da rede privada e alunos de cursos de licenciatura com interesse no ensino de Astronomia. Seu intuito é instruir e propiciar autonomia aos docentes em relação aos conteúdos abordados em Astronomia, além de propiciar aos educadores de Educação Básica o contato com temas astronômicos ligados ao ensino. Desta forma, o curso fornece subsídios aos professores cursistas para a docência em Astronomia; adapta e facilita a linguagem utilizada em Astronomia para a Educação Básica, sem abandonar a linguagem científica; e discute a prática docente e incentiva a construção de materiais didáticos. O curso está associado ao tripé ensino-pesquisa-extensão, de modo a contribuir e impactar na formação complementar dos professores, os quais serão o viés para alcançar os alunos da Educação Básica, os futuros professores/pesquisadores que darão continuidade ao processo de alfabetização científico tecnológica.

Palavras-chave: Curso de Extensão; Astronomia; Formação de Professores; Planetário.


Trabalho Completo