IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

CARACTERIZAÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE ASTRONOMIA E ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS

Renata Cristina de Andrade Oliveira1, Elysandra Figueredo Cypriano2, Enos Picazzio3, Maria Regina S. Iacovelli4

1 Universidade de São Paulo – USP/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG, andrade.renatade@gmail.com

2 Universidade de São Paulo – USP/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG lys.figueredo@iag.usp.br

3 Universidade de São Paulo – USP/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG epicazzio@iag.usp.br

4 Universidade de São Paulo – USP/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG regina.silva@iag.usp.br

Trata-se de uma pesquisa de Mestrado em Ensino de Astronomia sobre a transposição de um curso de formação continuada para professores (Curso de Extensão Universitária: Astronomia – Uma Visão Geral, conhecido pela sigla CEU1) da sua atual modalidade presencial para uma nova modalidade virtual.

A metodologia da pesquisa envolveu estudo de documentos técnicos, juntamente com a análise de respostas dos cursistas em avaliações sobre o CEU1 e em questionários investigativos sobre perfil profissional, formação continuada em astronomia e educação a distância.

Na investigação constatamos preferências variando entre cursos longos e abrangentes e cursos curtos com temas específicos. Também percebemos que há público interessado em todas as modalidades educacionais: presencial, semipresencial e completamente a distância, tendo cada formato características favoráveis e desfavoráveis. Entretanto, quando o fator a ser priorizado é o acesso à cursos de qualidade, independentemente da localidade geográfica do cidadão, as opções que envolvem momentos presenciais centralizados (sem polos de apoio), certamente limitam a participação de muitos interessados, os quais inclusive podem ser os professores que mais carecem de formação conceitual e metodológica em astronomia e astrofísica.

Portanto, concebemos como viável o desenvolvimento de uma proposta estruturada por módulos virtuais temáticos que sejam independentes e ao mesmo tempo complementares entre si. Assim os participantes podem escolher a carga horária (número de módulos cursados) e o aprofundamento conceitual (temas) de acordo com sua disponibilidade e interesse. As mudanças apresentadas visam atender às expectativas do grupo heterogêneo que costumeiramente procura o CEU1, mediante a oferta de uma opção de estudo mais flexível e personalizável, sem perder a qualidade do modelo atualmente vigente.

Palavras-chave: Formação Continuada de professores; Ensino de Astronomia; Educação a Distância.


Trabalho Completo