IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

O ENSINO DE ASTRONOMIA, ASTROFÍSICA E COSMOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR DE FÍSICA

Brendon Sebastião Marcos Barros1, Maria Girlandia de Sousa2, Valéria Alves da Costa³, Emanuel Veras de Souza⁴

1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, brendonmbmobile@gmail.com

2 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, mmgirlandias@gmail.com

3 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, valeriaalvesifpi@hotmail.com

⁴ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, emanuel.veras@ifpi.edu.br

Atualmente é notório o número de pesquisas e artigos sobre a importância do ensino de astronomia, astrofísica e cosmologia (AAC) na educação básica, mas tomando como enfoque a educação superior, qual a importância, ou até mesmo, a influência desse tipo de ensino na formação acadêmica do licenciando em física? É sabido que conceitos referentes a AAC trazem consigo um grau de importância em estudos sobre o passado, o presente e o futuro do nosso universo, utilizando-se de princípios básicos da física. O presente trabalho tem como objetivo fundamental, mostrar a importância da abordagem dessa temática complementar sobre a formação acadêmica e profissional do licenciando em física, através da aplicação prática de um projeto intitulado Grupo de Observação Hawking (GOH) do IFPI/Campus Picos. Desenvolvido a partir de 14 de dezembro de 2015, o mesmo apresenta as seguintes etapas: Ciclo de debates, Observação astronômica, Atividades de astrofotografia e radioastronomia, etapas ainda em andamento. O projeto vem se efetivando inicialmente com a realização de ciclo de palestras (executadas pelos componentes do grupo GOH), tendo como público alvo, a comunidade acadêmica da instituição. No entanto, de acordo com o registro de participação nas atividades iniciais, os graduandos em física compõem a maioria dos ouvintes, manifestando interesse, até mesmo, em fazer parte da execução desse projeto. O projeto mencionado, contribui com a formação docente à medida que os participantes são integrados e instigados a entender de uma forma ampla essa renovadora área da física, enriquecendo seu conhecimento, podendo influir de forma diretiva na prática docente em disciplinas básicas que requerem tais atribuições, como por exemplo, gravitação e principalmente, trazer uma renovação de conhecimento para a sala de aula. Outro ponto relevante é incentivar a procura de pós-graduação e oportunidades para futuras pesquisas, contribuindo mais ainda à área da Astronomia, Astrofísica e Cosmologia.

Palavras-chave: Ensino; Astronomia; Astrofísica; Cosmologia.


Trabalho Completo