IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

A PARTICIPAÇÃO DOS PIBIDIANOS DE FÍSICA DO IFMG CONGONHAS NA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO LUIZ VIEIRA DA SILVA NA XVIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA

Wagner Carvalho Peixoto1, Arilson Paganotti 2

1 Escola Estadual Cônego Luiz Vieira da Silva /Física, wagner.peixoto@educacao.mg.gov.br

2 IFMG-Congonhas/Física, arilson.paganotti@ifmg.edu.br

No Estado de Minas Gerais, a distribuição dos conteúdos nas séries do Ensino Médio é estruturada através dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC), seguindo uma proposta de ensino em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). No CBC, são estabelecidos os conhecimentos, as habilidades e competências que devem ser adquiridas pelos alunos na educação básica. Temas relacionados à Astronomia podem ser abordados em conformidade, principalmente com o Eixo Temático cinco. O Ministério da Educação, em seu manual sobre orientações curriculares para o ensino médio afirma que o estudo da gravitação é uma excelente oportunidade para discutir temas da Astronomia em seus aspectos físicos, históricos e filosóficos. Entretanto, por vários fatores, muitas vezes, a abordagem do conteúdo de Astronomia se restringe ao estudo das Leis de Kepler e da Gravitação Universal. A Escola Estadual Cônego Luiz Vieira participa de maneira ininterrupta desde 2010 da Olimpíada Brasileira de Astronomia, porém agora; em 2015, através da atuação do PIBID de Física do IFMG-Congonhas, foi possível intensificar a elaboração de uma preparação voltada para as provas. A preparação dos alunos foi realizada no contra turno e foi fundamentada na realização de palestras e aulas de resolução de exercícios relacionados aos temas abordados pela OBA. Os bolsistas do PIBID ficaram responsáveis por praticamente todo o processo de elaboração e apresentação das palestras, assim como a aplicação e correção das provas. A pesquisa foi realizada utilizando um questionário com oito questões aplicado aos alunos participantes da XVIII OBA. Esse questionário serviu como base para a realização de uma análise comparativa dos resultados obtidos pelos discentes após a intervenção preparativa realizada pelos bolsistas do PIBID. Com a análise das respostas verificamos que houve uma melhora quanto às notas obtidas na OBA e também foi percebida uma maior participação voluntária dos discentes nessa olimpíada.

Palavras-Chave: Ensino; Astronomia; Oba; Pibid


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