IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM CTS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO ENVOLVENDO A ASTRONÁUTICA

Mateus Benevenutti Moreira1, Aline Tiara Mota2

1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, benevenuttimateus@gmail.com

2 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, aline.mota@ifrj.edu.br

Este trabalho apresenta uma proposta de abordagem Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) para o Ensino Médio (EM), utilizando o evento “A Explosão do Veículo Lançador de Satélites (VLS)”, ocorrido em 22 de Agosto de 2003 em Alcântara – MA. Inicialmente é apresentada uma justificativa para tal abordagem e em seguida é colocada uma fundamentação teórica pautada na importância de se criar uma possibilidade de ser fazer os alunos refletirem criticamente a esse respeito. Na sequência apresenta-se o evento e discute-se suas possibilidades de aplicação no contexto da sala de aula.

Palavras-chave: Astronáutica; Ciência-Tecnologia-Sociedade; Aprendizagem-Centrada-em-Eventos


Trabalho Completo