IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

MODELO EM ESCALA DE TAMANHO DO SISTEMA SOLAR: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Mariella Patti1, Rodolfo Langhi2

1 UNESP – Bauru – SP, Faculdade de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência – mariellapatti@gmail.com

2 UNESP – Bauru – SP, Faculdade de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física – rlanghi@fc.unesp.br

Os fenômenos astronômicos despertam grande interesse no público em geral, e em especial nas crianças, gerando fascinação e questionamentos. No entanto, os temas ligados à Astronomia costumam ser pouco ou não considerados dentro da educação formal. Dentre as expectativas de aprendizagem pretendidas para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Estadual de São Paulo estão a capacitação para leitura e compreensão de diferentes tipos de texto, entre eles os de divulgação científica. Como parte do material oferecido aos alunos do 3º ano há um Caderno de Atividades contendo uma sequência didática cujo tema é o Sistema Solar. São fornecidos textos com informações científicas de cada astro, bem como ilustrações artísticas e fotografias. No entanto, as imagens não obedecem a escala de tamanho entre os planetas e essa informação não é explicitada, o que, juntamente com as dificuldades naturais de visualização de dimensões astronômicas, pode dificultar ou impossibilitar a visualização correta da estrutura do Sistema Solar. Tal erro conceitual é comum em materiais didáticos de Ciências, segundo literatura especializada. Assim sendo, o presente trabalho propõe a utilização de um modelo em escala do Sistema Solar como material didático de apoio, sendo este modelo composto por imagens adesivas coloridas dos oito planetas do Sistema Solar a serem aplicadas pelos alunos no teto ou paredes da sua sala de aula. Pretende-se assim evitar o desenvolvimento de concepções alternativas ainda nas fases iniciais do processo de alfabetização infantil através da visualização clara das diferenças de tamanho entre os planetas.

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Ensino de Astronomia, Sistema Solar, Modelo em escala.


Trabalho Completo