IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

ASTROFÍSICA ESTELAR E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE FÍSICA

Mônica Bandecchi da Fonseca Vieira1, Jorge Ernesto Horvath2

1 Universidade de São Paulo/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, monica.vieira@usp.br

2 Universidade de São Paulo/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, foton@iag.usp.br

O estudo da astronomia possui papel importante na educação básica escolar, pois se relaciona com a história da ciência e contribuiu significativamente para o aprimoramento e desenvolvimento científico ao longo do tempo. Os PCNs (1998) destacam a importância de temas que envolvem, por exemplo, a evolução estelar, como os buracos negros e ressaltam que a compreensão do universo desperta o interesse dos jovens para questões fundamentais, como o Big Bang. O estudo das estrelas é imprescindível para o entendimento da origem do universo, apesar disso, é um tema que continua distante da maioria dos estudantes da educação básica. Trata-se de uma antiga esfera do conhecimento, mas que ainda enfrenta muitos problemas (vide Pasachoff, Astronomy Education Review,1 (2002)). O presente trabalho visa apresentar uma proposta e uma breve análise do potencial pedagógico do tema da astrofísica estelar, uma vez que a teoria da formação e evolução das estrelas é uma fusão da astronomia com a chamada “física moderna”. O tema proposto está idealmente situado para iluminar e reforçar a base da física já conhecida pelos alunos (termodinâmica básica, propriedades da luz, gravitação newtoniana, etc), abordando conceitos da astrofísica estelar, uma vez que eles se relacionam com o conteúdo que os alunos estão aprendendo na sala de aula. O projeto se baseia em um texto principal que se encontra em desenvolvimento e apresentará uma discussão sequencial do ciclo estelar, enriquecida com imagens, animações e vídeos, com o objetivo de apresentar o assunto aos alunos do Ensino Médio e será avaliado com base em teorias que visam a aprendizagem significativa do aluno, como a teoria de David Ausubel.

Palavras-chave: Ensino de astronomia; Ensino de física; Astrofísica estelar.


Trabalho Completo