IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

Mapas conceituais e seu uso como ferramenta de avaliação de aprendizagem e ensino de conceitos de Astronomia: um estudo de caso

 Marconi Frank Barros1, Sérgio Mascarello Bisch2

1 Secretária de Educação do Estado do Espírito Santo/João Crisóstomo Beleza marconibarros05@gmail.com

2 Doutor em Educação, DFis/CCE/UFES e PPGEnFis/UFES sergiobisch@gmail.com

A pesquisa teve como propósito investigar a utilização de mapas conceituais como ferramenta de ensino e avaliação da aprendizagem de temas relevantes de Astronomia, observação do céu a alho nu e com o telescópio, utilização do software Stellarium e modelagem do sistema solar utilizando o próprio corpo, trabalhados em uma sequência didática com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. Foram construídos mapas conceituais antes e após a aplicação da sequência didática com intuito de compará-los por meio de uma categorização que seguiu uma metodologia baseada na análise da hierarquia conceitual, diferenciação progressiva e reconciliação integradora dos conceitos presentes nos mapas. Verificou-se que eles se constituíram em ferramenta útil na avaliação da aprendizagem, permitindo perceber a evolução dos significados atribuídos pelos estudantes aos conceitos estudados, bem como auxiliaram em sua aprendizagem, mediante a comunicação e representação, pelos estudantes, de relações novas entre os conceitos, tanto entre os que eles já tinham previamente, quanto entre estes e novos conceitos que lhes foram apresentados, evidenciando assim o favorecimento de uma aprendizagem significativa.

Palavras chave: mapa conceitual; astronomia; sequência didática; aprendizagem significativa.


Trabalho Completo