IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

ENSINO ATRAVÉS DE MIDIAS VISUAIS DO SOL E SUAS CARACTERÍSTICAS

Áurea C.P. Marcelino1, Leiana Camargo22

1 Colégio Objetivo/Docente, aurea.marcels@gmail.com

2 Universidade Federal do ABC/ Mestranda, leiiana@hotmail.com

No ensino de ciências, a Astronomia é a área que mais desperta o interesse dos alunos. Este trabalho tem por objetivo investigar a utilização de recursos audiovisuais no ensino de astronomia, especificamente nos conceitos relacionados ao Sol e suas características, e relacionar o desenvolvimento do ensino-aprendizagem dos alunos com implicações da teoria de Vigotski. Segundo o autor, o desenvolvimento da aprendizagem está relacionado nas experiências do contexto social onde o indivíduo está inserido. A observação do céu por si só não permite que o aluno entenda e compreenda a formação do Sol e suas características, em razão disto as aulas foram abordadas com a utilização de vídeos e imagens. Esta investigação foi desenvolvida com duas turmas do 1º ano do ensino médio da E.E. Ernesta Xavier, e aplicada em três etapas. Na primeira etapa, um questionário aberto foi aplicado para identificar as possíveis dificuldades dos alunos. Durante a segunda etapa foi realizada a atividade prática com o auxílio de vídeos e imagens. Por fim, a terceira etapa consistiu em um novo questionário aberto, o intuito era verificar se os alunos tinham absorvido os conceitos. Após a análise dos questionários ficou evidente que o uso de vídeos e imagens é um diferencial para a compreensão dos alunos.

Palavras-chave: Sistema Solar; ensino médio; Vigostski; Paulo Freire.


Trabalho Completo