IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: JOGO BATALHA ESPACIAL

Clara Lúcia F. de Souza1, Alexandra G. da Silva 2, Damiana P. de Sousa³

1 Universidade Federal de Goiás Instituto de Estudos Socioambientais Planetário da UFG, claretoileyahoo.com.br

2 Universidade Federal de Goiás Instituto de Estudos Socioambientais Planetário da UFG/Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência, alexandrageografiaufg@hotmail.com

³ Universidade Federal de Goiás Instituto de Estudos Socioambientais Planetário da UFG/ Colégio Claretiano Coração de Maria, damiana.ufg@gmail.com

Na segunda fase do Ensino Fundamental II, os alunos se encontram conforme Piaget, no estágio operacional formal, capazes de abstrações acerca do conhecimento. Nesse sentido, este trabalho visa desenvolver uma proposta de ensino através de um jogo para auxiliar no ensino, fazendo com que as aulas sejam mais atrativas e estimulantes, facilitando a aprendizagem de conhecimentos científicos/astronômicos. O jogo em questão, Batalha Espacial, além dos conteúdos conceituais pode ajudar também no desenvolvimento das noções de lateralidade, e de espacialidade. Para iniciar a proposta na escola será aplicado um questionário de sondagem com os professores de diferentes disciplinas para delimitar quais os conceitos e conteúdos da Astronomia que serão trabalhados. O jogo é composto por um tabuleiro, com cartas e peões, a primeira etapa consiste na confecção do material com o auxílio dos professores, utilizando conceitos da Astronomia. Posteriormente os alunos finalizam a arte do jogo e depois organizam durante as aulas, com o objetivo de auxiliar os professores no que diz respeito aos conteúdos e metodologias didáticas no ensino da Astronomia. O envolvimento dos professores de diferentes áreas de conhecimento será importante para mostrar aos alunos que a Astronomia e as outras ciências estão conectadas. Por isso, possibilitará construir jogos que terão características diferentes, conforme os aspectos que serão definidos pelos próprios grupos de alunos com o professor responsável. Finalmente, os jogos construídos serão objeto de aplicação entre os diferentes grupos propiciando assim uma integração de saberes que irão auxiliar os professores nas suas aulas com uma perspectiva interdisciplinar.

Palavras-chaves: Astronomia; Interdisciplinaridade; Jogos


Trabalho Completo