IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

ASTRONOMIA: MOTIVAÇÃO NO APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA

Viviane Magnan Savela1, Daniela Borges Pavani2, Carolina Brito3, Maria Inês Castilho4

1 UFRGS/Instituto de Física, Viviane.magnan@ufrgs.br

2 UFRGS/Departamento de Astronomia, dpavani@if.ufrgs.br

3 UFRGS/Departamento de Física, carolina.brito@ufrgs.br

4 UFRGS/Instituto de Física/CTBM, minescastilho@gmail.com

O projeto de extensão “Meninas na Ciência” tem como objetivo atrair meninas para seguir carreiras relativas à ciência e tecnologia (C&T).  Suas ações envolvem: (1) Educação científica por meio da Física, Astronomia e robótica em escolas públicas; (2) Debates sobre questões de gênero; (3) Produção de filmes; (4) Formação continuada dos bolsistas de graduação. O presente trabalho se desenvolve no contexto do curso de robótica que o “Meninas na Ciência” oferece este ano para uma escola pública de Porto Alegre. As aulas de robótica ocorrem semanalmente e têm duração de duas horas. Para aprender robótica se faz necessário desenvolver as habilidades dos estudantes em programação. Com base nos dados obtidos no questionário (método ROSE – The Relevance of Science Education) aplicado em algumas escolas pelo projeto Meninas na Ciência, foi identificado que a Astronomia desperta um grande interesse em alunos do ensino fundamental e médio.  Assim a proposta para o aprendizado da lógica de programação é ter a astronomia como objeto de estudo e propor aos estudantes a criação de jogos relacionados à astronomia, utilizando o Scratch (linguagem de programação com interface gráfica em forma de blocos, disponível gratuitamente on-line: https://scratch.mit.edu/). Mais precisamente, a partir da pesquisa elaborada pelos estudantes sobre tópicos preestabelecidos e sorteados entre os mesmos, serão produzidos jogos de perguntas e respostas (quiz) baseados em um exemplo disponível no próprio site do scratch. Os resultados serão analisados posteriormente, contudo esperamos que a pesquisa sobre conceitos de astronomia e seus objetos, assim como a criação de jogos se torne um bom estímulo para os estudantes aprenderem programação de forma lúdica.

Palavras-chave: Astronomia, Física, Gênero, Scratch


Trabalho Completo