IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

RPG: FERRAMENTA DE ENSINO EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NO ENSINO DE ASTRONOMIA

Victor Teodoro de Souza1, Juan Bernardino Marques Barrio2

1 Universidade Federal de Goiás, victor.atomo@gmail.com

2 Universidade Federal de Goiás, juanbmb@hotmail.com

Este trabalho apresenta a descrição e análise de uma proposta de jogo virtual desenvolvido para a interação entre estudantes de ensino fundamental com conteúdos de astronomia. O jogo será desenvolvido através do software RPG Maker, com o objetivo de construir RPG (Role Playing Game) virtual, onde o aluno seguirá a história de um personagem, encontrando diversos desafios (puzzle) que o estimularão à pesquisa dentro dos temas astronômicos que forem sendo elencados. Com o advento das tecnologias informáticas foram criados novos espaços do conhecimento, para além do espaço físico da escola que potencializam o processo de ensino-aprendizagem desde que orientados para tal fim. Assim como os museus, parques, planetários, podem ser considerados também como um espaço de aprendizagem no mundo digital da tecnologia, também o RPG virtual se apresenta como um espaço de educação não formal e uma potencial ferramenta de ensino, pois possibilita a criação de diversas situações que estimulam a busca, o raciocínio, a interpretação, assimilação de conhecimentos científicos/astronômicos através da ludicidade e da diversão. Além disso, este instrumento cumpre com as três funções básicas de um meio didático, quais são: estruturante (guia do processo de ensino e de aprendizagem), portador de conteúdos (condensador dos conhecimentos) e motivador (oferece os conteúdos de forma real e mais atrativa).

Palavras-chave: Ensino de Astronomia; Ludicidade; Educação não-formal


Trabalho Completo