IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

PROBLEMATIZAÇÃO E DIALOGICIDADE NO ENSINO DE ASTRONOMIA PARA O ENSINO MÉDIO: JÚRI SIMULADO SOBRE A NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS EM PESQUISAS SOBRE O UNIVERSO

Robson Leone Evangelista1, Sérgio Mascarello Bisch2

1 Ifes – Instituto Federal do Espírito Santo/Coordenadoria de Física, robson.leone@ifes.edu.br

2 Departamento de Física/UFES e PPGEnFis/UFES, sergiobisch@gmail.com

O trabalho apresenta uma proposta didática de abordagem de temas de Astronomia no Ensino Médio (EM), baseada na dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), a partir de uma problematização inicial acerca da necessidade de investimentos em pesquisas sobre o Universo, seguida da realização de um júri simulado para debater esta questão. A atividade foi elaborada com base em diálogos realizados nas aulas de Física de uma turma de 3ª série do Ensino Médio. A forma proposta para a realização da atividade foi pensada, principalmente, por estimular o diálogo entre os educandos e proporcionar uma busca pelos conhecimentos a respeito dos assuntos abordados, levando o grupo a assumir uma postura proativa e investigativa. Inicialmente foi efetuada uma pesquisa a respeito dos conhecimentos prévios dos educandos sobre assuntos relacionados à Astronomia. Em uma segunda etapa, aplicamos a atividade do júri simulado, envolvendo uma problematização inicial, seguida de uma organização e aplicação do conhecimento abordado, seguindo a dinâmica dos 3MP. Foi observada uma participação dos educandos de forma mais ativa, dialógica e crítica durante o desenvolvimento da atividade. Ao final, os educandos produziram um texto em que foi possível concluir que houve uma boa recepção e participação deles na atividade implementada e evidências de aprendizagem significativa de conceitos básicos de Astronomia.

Palavras-chave: Educação em Astronomia; Três Momentos Pedagógicos; Júri Simulado.


Trabalho Completo