IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA COM O USO DO SOFTWARE ASTRO 3D

Leandro Donizete Moraes¹, Artur Justiniano Roberto Júnior²

1 Universidade Federal de Alfenas/ Instituto de Ciências Exatas, leandrosta2009@gmail.com

2 Universidade Federal de Alfenas/ Instituto de Ciências Exatas, arturjustiniano@gmail.com

Várias pesquisas mostram as dificuldades enfrentadas pelos professores para desenvolver o ensino de Astronomia na educação básica. Dentre os problemas destaca-se a formação do professor e a falta de material didático adequado. Por estes motivos, neste trabalho serão apresentados os resultados do desenvolvimento e da aplicação de uma sequência didática para o ensino de Astronomia centrado na utilização do software educacional Astro 3D. Este software livre foi criado pelo grupo de desenvolvimento de tecnologias educacionais de uma universidade federal de Minas Gerais e tem como principal função simular o movimento aparente dos astros no céu da forma como enxergamos da Terra e o movimento real destes astros visto fora do sistema solar. Para desenvolver a sequência didática foram utilizados vários recursos metodológicos centrados no software, tendo como referencial teórico os três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti. Estes três momentos se relacionam através da problematização inicial, em que o professor faz perguntas sobre um tema astronômico e investiga as respostas dos alunos, em seguida, faz a organização do conhecimento, explicando a teoria do conteúdo abordado e finaliza pela aplicação do conhecimento, com aulas práticas que utilizam o Astro 3D. Este trabalho está relacionado com a área de Materiais, Métodos, Recursos Didáticos e Estratégias de Ensino de Astronomia. A sequência didática foi aplicada em uma turma de vinte e cinco alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública de Minas Gerais. Foi observado que os alunos possuíam várias concepções alternativas sobre diversos temas astronômicos abordados nas aulas, tais como as fases da Lua, estações do ano e eclipses e que após a aplicação da sequência didática essas concepções foram superadas. Isso foi verificado através da aplicação de questionários qualitativos que mostraram que mais de oitenta por cento dos estudantes participantes conseguiram construir explicações corretas sobre os fenômenos estudados.

Palavras-chave: ensino; Astronomia; educação.


Trabalho Completo