IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

CONSTRUÇÃO DE MODELOS ASTRONÔMICOS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Fábio Matos Rodrigues1, Viviane Briccia2

1 Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – UNESP – Bauru, Programa de Pós-graduação em Educação para as Ciências, e-mail: rodriguesfm.unesp@gmail.com

2 Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC – Bahia, Departamento de Educação,

e-mail: vivianebriccia@gmail.com

Apresentamos nesse resumo um recorte, como parte de um trabalho mais amplo de uma dissertação intitulada: Os Saberes Docentes num curso de Formação Continuada em ensino de Astronomia: desafios e possibilidades de uma Abordagem Investigativa, defendida no ano de 2016. Para tanto, este trabalho fundamentou-se em pressupostos teóricos da Formação de Professores, em estudos sobre o Ensino de Astronomia, além das orientações sugeridas pelos PCN para a abordagem da Astronomia no Ensino Fundamental, visto que suas principais dificuldades caracterizadas nas discussões do grupo: a falta de formação específica em conteúdos relacionados à Astronomia e a compreensão dos mesmos em relação aos conteúdos a serem abordados. Essa pesquisa foi balizada pelos parâmetros circunscritos pela abordagem qualitativa, onde utilizamos a vídeo gravação como instrumento de obtenção de informações. Como instrumento de análise das mesmas adotamos como instrumento a análise de episódios, que foram registrados durante as formações com os professores. Os primeiros resultados obtidos na formação apontaram a necessidade de abordar alguns temas que fundamentam as bases da astronomia, diante de algumas concepções espontâneas dos professores. Sendo assim, julgamos necessário a construção coletiva de maquetes pelos professores que auxiliassem em suas aulas na representação de alguns fenômenos físicos para a compreensão do mesmo. Paralelamente, comparamos as construções das maquetes realizadas pelos professores com a abordagem conceitual e visual apresentada nos livros didáticos adotados pela escola, e com isso foi possível identificar que alguns desses livros apresentavam erros conceituais que foram percebidos pelos professores, ampliando a visão crítica acerca da seleção dos livros a serem adotados e a reflexão sobre o trabalho docente significativo.

Palavras-chave: Ensino de Astronomia; Formação Continuada; Construção de Maquetes; Prática Docente.


Trabalho Completo