IV SNEA – Atas – Comunicações em Painéis

CONSTRUINDO OS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DO UNIVERSO NO ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Antônio Jose Mineiro Junior 1, Kleyton Pereira Martins da Silva 2, Bernardino Marques Barrio3

1 Universidade Federal de Goiás, ajjmineiro@gmail.com

2 Universidade Federal de Goiás, kleytonms@hotmail.com

3 Universidade Federal de Goiás, juanbmb@hotmail..com

Este trabalho busca compreender as concepções sobre o universo, a partir das observações pessoais e das crenças sobre o céu, manifestas por educandos entre 50 a 63 anos em atividade escolar e pertencentes à EJA da rede estadual de ensino no município de Goiânia. Para tanto, buscou-se valorizar as experiências vividas por eles para despertar-nos mesmos a curiosidade pelos conteúdos astronômicos cientificamente aceitos. Também os levaria a indagar e construir sua autonomia, numa perspectiva Freireana, dos conhecimentos sobre o universo e ao mesmo tempo interiorizá-los. Buscou-se a partir do conhecimento prévio dos alunos, desenvolver intervenções que facilitassem a assimilação do conhecimento astronômico e a construção do conhecimento científico. O processo de explicar as suas concepções sobre o Universo e o acesso ao conhecimento científico pelos mesmos resultou em uma estratégia interessante e produtiva no trabalho com esses educandos. Nesse sentido, a investigação revelada pelos educandos evidenciaram diferentes concepções do Universo a partir das observações do céu, dentre muitas se destacam a religiosidade e o uso do movimento aparente dos astros para o plantio e colheita das plantações, além disso, o conteúdo aplicado não desmistificou as concepções existentes dos educandos, mas ajudou a aprimorá-las.

Palavras-chave: Universo; Educação de Jovens e Adultos; Céu.


Trabalho Completo