II SNEA – Atas – Comunicações em painéis

OBSERVAÇÃO DO CÉU DO EXTREMO SUL DO BRASIL COMO UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (CP55)

Autores:

Jéssica Santos (Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF)) , Leandro Almeida (Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF)) , João Rodrigo Souza Leão (Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF))

Palavras-chave:

observação astronômica; telescópios; astrofotografia

Descrevemos uma estratégia para o ensino de astronomia baseada em observações do céu do extremo sul do Brasil. Partimos do pressuposto que a “Astronomia na prática” é uma excelente maneira de ensinar esta ciência pois permite aos alunos a aprendizagem de técnicas e métodos de observação desde o primeiro contato com esta ciência. A ideia geral é iniciar os alunos do curso de Física ao estudo desta ciência através de oficinas de montagem de telescópios, seções de observação e astrofotografia, usando telescópios MEADE LX 90. Para sondar o nível de conhecimento sobre Astronomia trazidos por alunos calouros do curso de Física, aplicamos um questionário de 7 perguntas básicas e notamos que de modo geral há um baixo aproveitamento, sendo que apenas 5 dos 34 alunos atingiram 70% de acertos no questionário. Este achado nos encoraja a continuar com as noites de observação como forma de amenizar esta deficiência. De modo geral notamos resultados bastante positivos decorrentes destas atividades e notamos um aumento da procura pela astronomia por parte dos calouros do curso de Física.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCP55.pdf