II SNEA – Atas – Comunicações em painéis

CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA NOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PCN+ (CP5)

Autores:

Pablo Marcus de Abreu Prestes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/Curso de Licenciatura em Física), Ariane Oliveira Braga (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/Curso de Licenciatura em Física), Vicente Pereira Barros (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/Curso de Licenciatura em Física), Alberto Moreau (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/Curso de Licenciatura em Física)

Palavras-chave:

Livro didático; Astronomia; PCN+; PNLEM

Este estudo é resultado de um trabalho desenvolvido em uma iniciação cientifica no curso de Licenciatura em Física, cujo objetivo foi analisar os conteúdos de Astronomia contidos em livros didáticos, a partir das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Para alcançar estas metas, buscamos compreender o ensino da Astronomia a partir da sua importância em nosso cotidiano (Brasil, 1998) e despertar para o valor pedagógico do livro didático na prática docente, considerando o processo de avaliação, desenvolvido pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) para aprovação de seu conteúdo antes que este venha a ser ofertado para a rede publica de ensino. Analisamos um total de oito livros de Física do ensino médio aprovados pelo PNLEM e confeccionamos uma tabela comparativa dos conteúdos de Astronomia contidos nos livros e os conteúdos sugeridos pelos PCN+. Dentre outros dados analisados, observamos que os tópicos “fenômenos e medidas astronômicas” não são contemplados nos livros oficialmente adotados, contrariando assim as sugestões emanadas pelos PCN+. Dessa forma, entendemos que a relevância deste estudo reside na comparação dos conteúdos de astronomia presentes nos livros didáticos aprovados pelo PNLEM/2012 com os temas propostos nos PCN+.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCP5.pdf