II SNEA – Atas – Comunicações em painéis

ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA (CP39)

Autores:

Denis Eduardo Peixoto (PECIM UNICAMP /Mestrando, Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática/ Universidade de Campinas), Roque Brito Magalhães (CPTEC INPE / Mestrando, Programa de Pós-Graduação em Meteorologia), Bernadete Benetti (UNESP – FFC – Campus de Marília / Didática), Eugenio Maria de França Ramos (UNESP – IB – Campus de Rio Claro / Educação)

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, Formação de Professores, Prática Docente

Relatamos neste trabalho uma experiência de Ensino de Astronomia com alunos de um curso de Pedagogia e professores de Educação Básica, com oficinas pedagógicas realizadas nos anos de 2009 e 2010, na cidade de Marília, SP. A Astronomia está presente nos conteúdos propostos pelos PCN, mais precisamente nos eixos temáticos “Terra e Universo” e “Ciência e Tecnologia”, onde são mostradas sugestões para o estudo de tal ciência e os avanços tecnológicos da astronáutica, sendo assim foco do trabalho docente desde os primeiros anos da Educação Básica. Uma vez que a maioria dos alunos possui pouco ou nenhum conhecimento sobre tais assuntos, limitados ao conhecimento obtido em seus primeiros anos de estudo, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, assim sendo, as oficinas representaram oportunidades de ampliar tal conhecimento. Decidimos investigar, com tais atividades de formação, como os alunos do curso de Pedagogia da UNESP Campus de Marília tratavam essa temática. Procuramos avaliar o conhecimento prévio que estes futuros professores apresentavam desta área científica e, posteriormente, a maneira com que poderiam levar este novo conhecimento para suas salas de aula.

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCP39.pdf