II SNEA – Atas – Comunicações em painéis

FORMAÇÃO CONTINUADA EM ASTRONOMIA NO PARANÁ: AS EXPERIÊNCIAS DO FOCAR (CP35)

Autores:

Anisio Lasievicz (Parque Newton Freire Maia), Marcelo Emílio (Universidade Estadual de Ponta Grossa/Departamento de Geociências/Observatório Astronômico), Amauri José da Luz Pereira (Observatório Astronômico e Planetário/Colégio Estadual do Paraná), Emílio Merino (Sociedade dos Astrônomos Amadores de Curitiba)

Palavras-chave:

formação de professores; Astronomia; educação científica.

Reformas educacionais balizaram a educação em ciências e, consequentemente, o ensino da Astronomia, inicialmente sob a responsabilidade das disciplinas de Ciências, Geografia e Física. No início de 1990, o Currículo Básico para a Escola Pública do Estado do Paraná inclui o ensino de Astronomia da pré-escola até a 8ª série em Ciências, caminho seguido posteriormente pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, originados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996. Em 2003, o Paraná inicia as discussões para a construção das Diretrizes Curriculares Estaduais e, entre elas, a de Ciências, na qual a Astronomia é um dos 5 conteúdos estruturantes. Porém, os PCN’s e as DCE’s não consideraram a formação dos educadores, cuja maioria é oriunda de licenciaturas onde o contato com a Astronomia é ínfimo ou inexistente. Neste sentido, é crucial estabelecer ações que instruam os acadêmicos das licenciaturas envolvidas e que capacitem os educadores em exercício. O presente trabalho relata experiências e resultados preliminares do FOCAR – Curso de Formação Continuada em Astronomia, financiado pelo edital CNPQ 64/2009 e executado em parceria com universidades, instituições de divulgação e grupos amadores de Astronomia. O projeto prevê a organização de 5 cursos de 40h em cidades polo do estado (dois já realizados em junho e setembro de 2011 nos municípios de Ponta Grossa e Curitiba, respectivamente). O curso é pautado por atividades plurimetodológicas envolvendo discussão dos conceitos presentes no currículo, uso de tecnologias, produção de materiais didáticos e sugestões de metodologias e abordagens dos temas. Ao final do evento, realiza-se uma plenária de avaliação, cuja análise dos dados revela as dificuldades, necessidades e apresenta as sugestões dos participantes, que serão consideradas no planejamento das três edições programadas para 2012 nos municípios de Maringá (maio), Londrina (julho) e Cascavel (outubro).

Arquivo do Trabalho:

application/pdf iconSNEA2012_TCP35.pdf